sexta-feira, 17 de setembro de 2010


Agentes penitenciários pedem retratação do secretário da Justiça

Os servidores penitenciários do Estado da Bahia realizam um protesto em frente ao prédio da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SCJDH), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), nesta quinta-feira, 16. Os manifestantes exigem uma retratação pública do secretário da pasta, Ivan Guimarães Bessa Júnior, por conta da prisão de dois agentes penitenciários, em agosto deste ano, durante a Operação Máscara.

Na época, Bessa Júnior afirmou à imprensa que os servidores penitenciários presos estavam envolvidos no caso. Mas, de acordo com Ailton Ferreira Santiago, coordenador do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (Sinspeb), nada foi provado contra eles.

Além da retratação, os servidores querem a nomeação de 790 novos agentes, aprovados em concurso realizado este ano. No entanto, Ailton afirma que este número é insuficiente, uma vez que estudos feitos na gestão  da ex-secretária da pasta, Marília Muricy, davam conta da necessidade de contratação de pelo menos 1.500 agentes.

Ainda segundo o coordenador, uma reunião será realizada com Bessa Júnior na tarde desta quinta. Mas caso as reivindicações da categoria não sejam atendidas, os servidores podem paralisar as atividades. A assessoria de comunicação da SCJDH informou que o secretário vai receber uma comissão de manifestantes para discutir as exigências. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário